Amyr Klink

Amyr Klink

Amyr Khan Klink soma em seu currículo mais de 2500 palestras proferidas no Brasil e exterior. Nas palestras relata suas experiências em viagens que realiza desde 1978, quando ainda muito jovem, fez sua primeira viagem internacional, de moto, de São Paulo até o Chile.

Em 1984 fez a inédita travessia solitária a remo do Oceano Atlântico Sul. A jornada de 3.700 milhas percorridas ao longo de 100 dias, quando cruzou a remo o Atlântico entre a Namíbia e a Bahia, foi retratada no best seller “Cem Dias entre Céu e Mar”.

Em 1986 realizou a primeira de suas 30 viagens à Antártica. A bordo do veleiro que construiu, o Paratii, em 1989 estreia como velejador em uma viagem solitária que duraria 642 dias, passando sete meses e meio propositalmente imóvel em uma invernagem na Antártica. De lá seguiu para o Ártico e retornou ao Brasil após percorrer, numa única viagem, 27 mil milhas. Amyr descreve a viagem no livro “Paratii Entre Dois Polos”. Em 1998 Amyr realiza uma nova viagem inédita: uma volta ao mundo solitária ao redor do continente antártico. A viagem sem escalas, quando cruzou todos os meridianos da Terra abaixo da latitude 60o Sul, durou 79 dias. Sua experiência está relatada no livro “Mar sem Fim”.

Em 2002 conclui a construção do Paratii 2, o mais moderno veleiro já construído no Brasil e, entre dezembro de 2003 e fevereiro de 2004, refaz a circum-navegação polar, dessa vez com cinco tripulantes. A viagem durou 76 dias sem escalas, quando navegou 13,3 mil milhas e está descrita em seu livro “Linha D’Água – Entre Estaleiros e Homens do Mar”, lançado em 2006.

Recentemente, em dezembro de 2016, lança seu livro “Não há nada a perder”, em depoimento a Isa Pessoa.